Estudo de caso como uma estratégia de ensino na graduação: percepção dos graduandos em enfermagem

Rudval Souza da Silva, Gilvânia Patrícia do Nascimento Paixão, Daniela Batista Lins, Rebeca Amorim de Jesus, Álvaro Pereira

Resumen


Introdução: Nas últimas décadas do século XX, o processo ensino/aprendizagem na enfermagem caracterizou-se por uma prática pedagógica tradicional e conservadora, contudo, já é possível em vias do século XXI, perceber novo cenário de mudanças que geram um processo de modernização científica e tecnológica na construção do conhecimento. Este estudo teve como objetivo compreender a percepção dos graduandos de enfermagem sobre a estratégia do estudo de caso. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória, descritiva e analítica, com abordagem qualitativa, na qual participaram quinze acadêmicos de enfermagem. Os dados foram analisados segundo a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados e Discussão: Da análise emergiram duas categorias temáticas: Estudo de caso como possibilidade de interdisciplinaridade e, Estudo de caso como estratégia de ensino que favorece a aproximação entre a teoria e a prática. A estratégia do estudo de caso é uma possibilidade para relacionar o conhecimento entre as diversas disciplinas do curso de graduação em Enfermagem. Conclusões: Pode-se concluir que os graduandos de enfermagem consideram que o método do estudo de caso permite a interdisciplinaridade, sendo possível relacionar e utilizar o conhecimento entre as disciplinas da graduação, de tal modo que essa metodologia tem estimulado a busca, com liberdade, por novos saberes, tendo o professor como o facilitador desse processo, compartilhando a responsabilidade na construção do conhecimento.

Palavras chave: Educação em Enfermagem, Estudos de Casos, Materiais de Ensino. (Fonte: DeCS BIREME).

Cómo citar este artículo: Souza da Silva R, do Nascimento Paixão GP, Batista Lins D, Amorim de Jesus R, Pereira Á. Estudo de caso como uma estratégia de ensino na graduação: percepção dos graduandos em enfermagem. Rev Cuid. 2014; 5(1): 606-12.


Texto completo:

HTML PDF

Métricas de artículo

Cargando métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Copyright (c) 2015 Revista CUIDARTE